quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Santuario della Madonna di San Luca

Bologna tem uma quantidade enorme de igrejas. Praticamente uma por quarteirão! Cada uma tem algo de especial. Umas são muito grandes, como a Basílica di San Petronio, outras muito antigas como a Baslica di Santo Stefano, umas bem pequenas e acolhedoras como a Chiesa di Santa Maria della Vitta ou a Chiesa della Madonna del Baracanno. Todas muito ricas em obras de arte e sem dúvida todas muito bonitas. Não podemos tirar fotos de todas as igrejas, mas esperamos trazer algumas fotos das que são possível.
Mas vamos começar a falar de Igrejas pelo Santuario della Madonna di San Luca.
Algo que nos impressionou, logo de cara, foi chegar até a Basílica.
Dentre os portões que mencionamos em uma postagem anterior, existe um chamado Porta Zaragozza (3 primeiras fotos). A Via Zaragozza começa a uns 600 metros antes do portão e termina na Basílica, 3.7 km depois do portão. O caminho do portão até a Basílica é toda coberta por um único pórtico (aquelas coberturas em cima das calçadas - 4a foto). O Pórtico tem ao todo 3796 mts e 666 (!) colunas. É o maior pórtico do mundo. Além disso, muita escada e muita subida. Para nós, um tanto sedentários, (mas nem tanto quanto antes) foi um grande desafio.
Durante todo o percurso, podemos encontrar várias capelas, e a paisagem do lado. Não conseguimos descobrir o que existe do outro lado da parede e também não sei o quão relevante seria. Encontramos diversas pessoas no caminho. Pessoas fazendo suas caminhadas, corridas... Pessoas de todas as idades... até crianças pequenas subindo.
Chegar à Basílica compensa a subida. A Igreja é muito bonita, como dá para ter uma pequena ideia nas fotos abaixo. Além disso, o clima lá é diferente, não sabemos como explicar.
Esperamos conseguir voltar lá.
Ah, existe mais um detalhe sem importância: até lá em cima existe uma pizzaria!

Até!





A direita está o estádio municipal de Bologna, Se vê mais ou menos no meio da subida
 












sábado, 1 de janeiro de 2011

Piazza Maggiore

Ciao a tutti!
Primeiro queremos desejar um feliz ano novo! São nossos votos de que 2011 seja tão bom ou ainda melhor do que foi 2010!

Bom, hoje nos atreveremos a escrever sobre a Piazza Maggiore. Esse encantador espaço está cercado de boas tentações aos olhos, além de ser palco de peculiares manifestações culturais (vídeo do youtube que encontramos...).
Ali está a Basílica de San Petrônio, um dos pontos turísticos mais visitados, construída em homenagem ao bispo local. O início das construções datam do século XIV. É uma das igrejas mais imponentes da cidade, tanto em tamanho (sexta maior do mundo) quanto em quantidade de obras sacras, contempla ilustrações da vida do bispo e apreciações da vida de Cristo. Tem detalhes em pinturas a óleo e representações em estátuas de tamanho real. As obras estão protegidas com grades e em espaços um tanto escuros, as luzes acendem-se quando se deposita 0.20 euro no cofre referente a obra que se quer ver.

A Piazza também abriga a biblioteca Salaborsa, alguns Palácios e museus. Em um deles, vimos umas exposição de fotos de uma ong italiana de ajuda humanitária no Haiti.

Ao lado da Piazza Maggiore também se vê a Piazza Netunno, onde está La Fontana del Nettuno. Uma estátua construída no fim do século XVI. É curioso que, a iluminação que se faz no Netunno, projeta uma sombra em um dos palácios o que faz com que a experiência de visitar a Piazza Maggiore também a noite torna-se convidativa!

Ah, além disso, a Piazza Maggiore é o local do evento de réveillon. Várias bandas tocando desde a tarde e muuita gente!!!
Até

Grazie a Voi!